Representante Brasileiro – I Concurso Internacional de Violino

O único representante brasileiro no I Concurso Internacional de Violino, que acontece em Buenos Aires entre 10 e 21 de julho, é o brasiliense Ayrton Coelho Pisco, 15 anos, o mais jovem da competição. Ao todo, 25 músicos vão participar do concurso, com idades variando entre 15 e 27 anos.

Desde que foi selecionado para o primeiro concurso internacional da sua carreira, Ayrton vive uma dura rotina de ensaios, reproduzindo músicas de compositores consagrados, como o Concerto para Violino e Orquestra do russo Tchaikovsky.

A competição será dividida em três fases, com diferentes apresentações, variando o nível de dificuldade em cada uma delas.

Os seis primeiros coloacdos receberão uma premiação em dinheiro de US$ 15 mil para o primeiro colocado, 10 mil, 5 mil, 2.5 mil, 1.5 mil e 1 mil. Além dos prêmios para os vencedores, haverá também um para a melhor interpretação da obra de Ginastera e de tango argentino no valor de US$ 2.5 mil.

O jovem violinista já participou de várias competições nacionais e foi premiado em 2009 no IV Concurso Nacional Francisco Mignone recebendo o Prêmio Revelação. Atualmente, Ayrton faz parte da Orquestra de Brasília e participou da montagem da ópera "O Barbeiro de Servilha".

 

O jovem violinista

Ayrton Coelho Pisco iniciou seus estudos de violino aos três anos de idade com a ajuda de sua mãe. Aos cinco anos, passou a estudar sob a orientação de seu pai, o Professor Ayrton Macedo Pisco, no CEP/Escola de Música de Brasília.

Desde muito cedo, começou a se apresentar nos palcos de Brasília, tocando em casamentos e festas em geral. Apresentou-se nos mais diversos lugares e ocasiões entre os quais, o Palácio do Planalto, onde se apresentou como solista frente a diversas autoridades.

Atuou como solista frente às Orquestras da Escola de Música de Brasília e do Curso Internacional de Verão de Brasília incontáveis vezes, onde executou obras de Sarasate (Navarra, Capricho Basco, Zapateado entre outras), Mozart (concerto V), Paganini (Concerto 1), V. Monti (Czardas), Bazzini (La ronde des Lutins), Heifetz (Hora staccato) etc.

Em 2007, foi bolsista do Festival de Inverno de Campos do Jordão. Em 2008, foi classificado em seleção de nível internacional para o famoso Festival de Bayreuth, na Alemanha. Em 2009, novamente foi classificado, mediante prova, para ser um dos bolsistas do Festival de Inverno de Campos do Jordão. Ainda em 2007 foi finalista do Concurso de Cordas Paulo Bosísio ocasião em que, com 12 anos competindo na categoria de 18 a 25 anos, recebeu o prêmio Talento Especial.

Foi semifinalista em 2008 do Concurso Música no Museu, na Sala Cecília Meireles no Rio de Janeiro. Em 2009 foi premiado no IV Concurso Nacional Francisco Mignone recebendo o Prêmio Revelação e um convite para um recital. Em 2009 foi convidado, entre músicos de todo o Brasil, e participou da Orquestra Jovem do Brasil, ocasião em que foi apresentada a 9ª Sinfonia de Beethoven.

Em 2010 foi novamente classificado para participar do Festival de Inverno de Campos do Jordão. Ainda em 2010, com 15 anos, foi o único brasileiro classificado, mediante prova, para participar do 1º Concurso Internacional de Violino de Buenos Aires para jovens de 15 a 27 anos de todo o mundo.

Tem atuado como convidado em Orquestras de Brasília tendo em 2009 participado da montagem da Ópera “O Barbeiro de Sevilha”. Desde 2005, participa todos os anos do CIVEBRA (Curso Internacional de Verão de Brasília) tendo estudado com diversos e renomados Professores do Brasil e do mundo. Atualmente ocupa o posto de Spalla da Orquestra ArtBrasília, da Escola de Música de Brasília.

Para quem estiver curioso para ver o menino tocar> Ele tem um CANAL do YOUTUBE cliqueaqui

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s