30º Festival de Música de Londrina

O Festival de Música de Londrina, uma realização do Governo do Paraná, Prefeitura do Município de Londrina, Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do Festival de Música de Londrina, na sua 30ª edição, mantém duas estruturas: pedagógica e artística – que se entrelaçam gerando novos valores e visões para a Criação, Vivência, Performance e a Educação Musical. Essas estruturas procuram privilegiar “todas as músicas” principalmente a música brasileira, mantendo sempre o alto nível de performance dos músicos convidados.

A programação pedagógica, com cursos ministrados por professores reconhecidos no Brasil e no exterior, propõe alternativas e novos direcionamentos para o fazer musical e para a educação musical, configurando-se num terreno de congraçamento estético e de diversidade cultural presentes na nossa contemporaneidade. A sistematização dos diversos módulos da estrutura pedagógica visa possibilitar a variedade e abrangência de experiências musicais, além de facilitar a organização e escolha dos cursos, procurando garantir resultados integrados.

A programação artística do Festival promoverá 80 concertos e será realizada nos mais diferentes espaços da cidade: teatros, shoppings, praças, igrejas, escolas, universidades, creches, asilos, penitenciárias, hospitais ,empresas e também nas cidades da região.
Durante o evento serão constituídos grupos de formação diversa: Banda Sinfônica, Big Band, Diva Jazz Orquestra (formação feminina), Orquestra Sinfônica, Coro Adulto, Juvenil, Infantil e Coral Jazz Cênico, Grupos de Música de Câmara, Ópera Studio, Grupos de Jazz, Grupos de MPB e montagem de espetáculos.
Com este formato o Festival de Música  oferece mais de 40 cursos distribuídos nos seguintes módulos: Práticas de Conjunto, Cursos de Regência, Cursos para Instrumentos e Voz, Cursos de Estruturação Musical, Cursos de Música Popular, Cursos para Crianças, Cursos de Música e Tecnologia, Masterclasses e Cursos Especiais.

No 30º Festival de Música de Londrina serão realizados:

4º Concurso Nacional de Música de Câmara
16º Simpósio Paranaense de Educação Musical
Tema:” Educação Musical na escola: da proposição à ação”
1º Encontro Paranaense de Composição Musical
Tema: “Rumos da Criação Musical Paranaense”

Vamos homenagear nomes importantes da música:

Noel Rosa – 100 anos de nascimento.
Frederick Chopin – 200 anos de nascimento.
No mês de junho, o Festival promoverá o evento “Encontro com Chopin” com a participação dos alunos das escolas de música de Londrina.
Robert Schumann – 200 anos de nascimento.
Será realizado o espetáculo cênico musical “Ich Liebe Dich” – “O Romantismo como Destino” baseado nas cartas e música do casal mais expressivo do romantismo alemão: Robert e Clara Schumann.
Giovanni Batista Pergolesi – 300 anos de nascimento.
Montagem da ópera buffa “La Serva Padrona” (A senhorita servente),  um marco inaugural da ópera cômica italiana sob a direção de Nadine Hellriegel do Ensemble New Opera Hope (Alemanha)com a participação dos alunos do Festival. (2 e 3 elencos).

O 30º Festival de Música de Londrina receberá artistas internacionais convidados: Maestro Daisuke Soga (Japão), pianista Julija Botchkovskaia (Rússia), Regente Coral Maria Guinand (Venezuela)
Ventor Trio (USA) o Ensemble New Opera Hope (Alemanha), entre outros..
Por meio dos seus realizadores, o Festival investe no processo cultural de regionalização, levando música a várias cidades paranaenses.
Ao preservar e dar continuidade a este evento, as Instituições Promotoras reafirmam seu compromisso ético e político com a sociedade em que a valorização da cultura é fundamental.
São 30 anos de conteúdo consistente na programação pedagógica, 30 anos de alto nível na programação artística, 30 anos de ineditismo nos projetos apresentados, projetando Londrina no cenário musical nacional e internacional  e trazendo a nossa cidade mais de 1400 visitantes entre alunos, mestres e artistas, firmando o Festival como um dos mais importantes da região sul do Pais. Fonte: Pagina Oficial

Visite a página oficial

Para acessar a página do festival clique aqui

Inscrições

De 01 a 26 de Junho de 2010

Para se inscrever clique aqui

Um comentário sobre “30º Festival de Música de Londrina

  1. Produzi vários vídeos sobre o festival no Youtube. É só clicar “Festival de Música de Londrina Farina”.
    Obrigado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s