Susan Pascale – South Pasadena Strings Program

Para vossa inspiração meus colegas e amigos violinistas.

Esse artigo fala sobre uma bela atitude diante de uma falha na educação que mudou toda uma estrutura do ensino público em uma cidade dos EUA.

Muitos de nós violinistas, e brasileiros, ingressamos no mundo da música através de projetos e iniciativas de ONGs, instituições religiosas ou projetos comunitários. Penso que de algum modo devemos retribuir o favor semeando cultura e expandindo o horizonte das crianças de nosso país.

Conto com vocês.

Traduzido por Israel H. Dutra

Susan Pascale, diretora musical que fundou o South Pasadena Strings Programa em 2001.

Ex-violinista sinfônica, Susan se mudou para South Pasadena, a partir de Long Island, Nova York. Logo depois que ela chegou, foi para a escola pública local para obter informações sobre a matrícula de sua filha Ariana. Ariana havia tocado violino na orquestra de sua antiga escola ( pública também ) em New York.

Susan foi surpreendida ao descobrir que, assim como muitas escolas na Califórnia, não havia nenhum programa instrumental ou orquestral para crianças menores de 5 ª série. Ela descreve sua reação como “pânico”. “Eu vaguei ao redor das mesas da escola e manifestei minha indignação para que os outros pais também me escutassem !”

Ela constatou que muitos pais também desejavam instrução musical. Então, ela se ofereceu para ensinar uma classe de violino início grátis por 6 semanas. Vinte e cinco estudantes se inscreveram. Por temporada de férias, o grupo tocou seu primeiro concerto. Esse foi o início da South Pasadena Children’s Orchestra e do desenvolvimento do Método Pascale ™.

.

Desde então, o programa cresceu para incluir mais de 350 alunos de todas as idades. O programa é conhecido por suas inúmeras possibilidades de performance emocionante e rotineiramente ganha honras superiores em festivais de música regional e nacional. A “Orquestra Criança” é programado para fazer a sua viagem para 3 Carnegie Hall, na Primavera de 2013.

“Sinto que meu trabalho como Diretor do Programa de cordas não é apenas ensinar os miúdos a jogar um instrumento de cordas corretamente”, diz Pascale, “Mas, para criar um ambiente que inspira a prática – para definir metas, para ser uma parte de algo maior, um experiência para eles mesmos, do significado do trabalho duro na realização de algo realmente grande – se está realizando no auditório da escola, ou no Carnegie Hall. Trabalhando duro compensa. Faz você se sentir bem consigo mesmo. “

Susan Pascale fez tudo isso com uma vida familiar ocupada. O filho mais velho dela, Zak, começou tocando violoncelo aos quatro anos de idade, passou a aprender violino aos 8, e, finalmente, se resolveu com saxofone. Hoje é graduado da LA County High School Arts (LACHSA), ele está agora estudando reparação de instrumentos em Denver.

E sobre a Ariana, a filha, pequena violinista que inspirou o programa de ensino de Susan. Em 2006, ela tocou ao vivo no Grammy como acompanhante da cantora Kelly Clarkson. Em 2007, ela se apresentou com uma orquestra de jovens em um episódio do “Disney Channel Suite Life of Zack e Cody. Ariana venceu o Campeonato Estadual de 2008 e a ASTA  na divisão júnior. Ela faz parte do Quarteto Honors Colburn e ajuda a ensaiar os jovens quartetos de cordas do Programa Pasadena Strings.

A filha mais nova de Pascale, Jenna, que nasceu logo após lançamento do Programa Pasadena Strings, começou seus estudos musicais com KinderPiano ® e KinderViolin. Hoje ela é uma violoncelista e toca no quarteto de cordas de 8 anos de idade e na ‘Orquestra Criança’.

E sobre o marido de Susan, é um baixista veterano do rock, serve como diretor executivo do programa sempre em expansão.

Veja os Vídeos!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s