Sinfônica de Campo Grande – Nesta Quinta Feira 13

Sinfônica homenageia idealizador do Movimento Armorial em Noite da Poesia

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande se apresenta especialmente para Ariano Suassuna, na quinta-feira (13), às 19:00, na Noite Nacional da Poesia, no Armazém Cultural.

Com arranjos orquestrais do Maestro Eduardo Martinelli, Suassuna será homenageado com duas músicas, Maracatu e Romançario, inspiradas no movimento Armorial, do qual o escritor é um dos idealizadores. Tal movimento é uma iniciativa artística que tem como objetivo criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste Brasileiro.

Um pouco da música de Mato Grosso do Sul será mostrada em Parquinho de Marcos Assunção, que é baseada em elementos melódicos e rítmicos característicos do estado, com ares muito perceptíveis da polca paraguaia e do chamamé.

Segundo Martinelli, muitas canções feitas no estado são consagradas e até já tem versões orquestrais, como Chalana, Quiquiô, Cunhataí Porã e outras, uma pequena diferença é que Parquinho foi concebida e gravada originalmente como uma peça instrumental (Projeto Pixinguinha 2009), e justamente por isso o desenvolvimento melódico e harmônico tende a ser mais explorado.

Fonte/Autor: SCS

2 comentários sobre “Sinfônica de Campo Grande – Nesta Quinta Feira 13

  1. Olá me chamo Lucas Fruhauf, sou compositor e regente aqui de Curitiba. Ja trabalhei com a orquestra filarmônica da Universidade Federal do Paraná e ja regi alguns membros da camerata antiqua de curitiba, orquestra essa ligada ao municipio. Atualmente sou mestrando em música pela Universidade Federal do Paraná. Tenho familiares ai e campo grande e vou ai todo ano em meados de janeiro. Gostaria de saber se a orquestra tem concertos nessa época, qual repertório vocês fazem, quem é o maestro titular. Enfim conhecê-los. Abraço

    • Olá Lucas! Demorei, mas estou de volta. O Maestro Eduardo teria muito prazer em recebê-lo: “Eduardo Martinelli Danzi” Temos um concerto agendado para o dia 21.

      Sobre o Maestro:

      O maestro Eduardo Martinelli formou-se em Violão Erudito pela Faculdade de Música de Santos, em 1998, e estudou paralelamente violoncelo, violino e regência de orquestra. Entre 2004 e 2007 foi professor de violão no curso de música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, sendo que em 2007 assumiu como titular a regência da Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande – (instituída em 2006).

      Foi maestro fundador da Orquestra de Câmara de Itanhaém-SP e da Orquestra Barroca de Mato Grosso do Sul e dirigiu também a Orquestra Sinfônica do Projeto Guri (Santos/SP). Vários de seus alunos de violão foram vencedores dos principais concursos de São Paulo, como o Souza Lima e o Musicalis. Foi também diretor artístico do Encontro com a Música Clássica nas edições 2007 e 2008.

      Desde 2004, em Campo Grande, vem realizando intensas atividades no meio artístico popular e erudito apresentando-se nos principais eventos de música de Mato Grosso do Sul como: Festival de Inverno de Bonito, Festival América do Sul, Projeto Cena Som, Estação Cultura, Feira da Música do Sul-Mato-Grossense, Concertos Sesc e Festival Prelúdios da Primavera.

      Como concertista, tem se apresentado com variadas formações camerísticas, concertos com orquestras e solo, atuando em diversas cidades e estados brasileiros. Vários de seus concertos foram televisionados em rede nacional.

      Realizou a estreia brasileira de obras para violão, a convite do compositor Gilberto Mendes, no XXXVI Festival de Música Nova no Teatro Municipal de Santos. Possui cursos de harmonia aplicada ao jazz, improvisação, prática e execução da música dos séculos XVII e XVIII, criação musical, regência entre outros.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s