A Arte da Performance

    "O maior desafio na arte da performance é harmonizar a liberdade expressiva do indivíduo com os requisitos de um determinado trabalho artístico, bem como as  intenções expressas pelo compositor." 

Carl Flesh em The Art of Violin Playing, livro II, p. 9.

 

E finalmente leitores, depois de tanto “ausente”, um texto de minha autoria.

Imaturidade Musical

Israel Honorato Dutra

    

        A geração atual de performistas pode-se considerar privilegiada em termos tecnológicos no que diz respeito ao acesso a informação. Ao mesmo tempo, se mostra alienada e sem identidade diante do desafio de interpretar uma composição musical.

      Um fator decisivo dentro da arte da performance é o estudo sobre o compositor bem como a obra buscando todas as características dentro de seu contexto. Todavia o comportamento imediatista e irracional da atual sociedade pós-moderna anula todo o potencial que a tecnologia da informação oferece, e mesmo ainda que haja algum esforço nesse sentido a maioria no geral é muito superficial em suas pesquisas.

     A liberdade de expressão é um item que se soma a obra perpetuando-a assim como a linguagem oral que mesmo após sofrer modificações não perdeu sua identidade. Porém, é notório constatar de que ocorre uma uniformização por conta do fácil acesso aos principais conteúdos de mídia com músicas e vídeos. E neste sentido o músico corre o risco de ao invés de enriquecer seu estudo sobre determinada obra, acabe por se tornar um imitador ao invés de intérprete perdendo sua identidade por completo.

     Diante deste contexto se faz necessário uma reforma na educação musical possibilitando ao performista maior habilidade em administrar de modo crítico os recursos disponíveis para o estudo da obra ganhando autonomia garantindo assim novos rumos para a história da música.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s