Entrevista com Diana Rumrill – Violinista e Fisioterapeuta

por Laurie Niles

Diana Rumrill: Violinista há 30 anos e como fisioterapeuta a cerca de 10 anos.

Como um fisioterapeuta que trabalhou no Centro Nacional de Reabilitação e tem um consultório particular chamado Órgãos Harmonioso em  Washington DC, exclusivamente para os músicos. Ela também dá workshops e tem alguns podcasts em seu site, incluindo o podcast da entrevista com Alice Brandfonbrener, o grande pioneira da medicina neste ramo que funde arte e ciência.


Para que tipos de lesões violinistas tem maior risco?

Diana: Violinistas tendem a ser no pescoço, ombro, antebraço, punho e dor na mão. Isso pode ser desde uma irritação dos músculos e tendões, ou de compressão de nervos. Todas essas questões podem ser tratadas por mudar a sua maneira prática de trabalhar com o seu corpo e não contra ela.


Quais técnicas específicas podem ajudar a evitar esses tipos específicos de lesões?

Diana: Aprendendo a ter um sentimento de liberdade em todo o corpo como você toca vai ajudar com uma infinidade de questões. Este é um meio termo entre moleza (quebra -tipo de postura) e órtese e enrijecimento do corpo (postura do tipo militar), no qual você se sente livre para se mover em qualquer direção, mantendo um senso de segurança. Bandagem tende a ser mais um problema para músicos altamente motivados. Encontrar este equilíbrio a quantidade certa de tensão muscular, não só reduzir a dor relacionada no tocar, mas irá ajudá-lo a jogar mais expressiva e livremente.
Vejamos como isso se desenrola em diferentes áreas do corpo. Talvez você foi ensinado a ser um músico de orquestra, sentando-se com as costas arqueadas e seu violino elevados. Esta postura tem boas intenções, mas os músculos das costas vai trabalhar horas extras e seus movimentos (omoplata) será restrito. Isto eventualmente produz dor nas costas e limita os seus movimentos do braço disponível arco.
Para encontrar a melhor posição sentado, em primeiro lugar encontrar os ossos de sentar (ísquios). Você quer sentar-se centrado sobre esses ossos para liberar a tensão desnecessária nos músculos das costas. Depois de encontrar um meio termo confortável em seu sit ossos, trazer o seu violino até a posição com liberdade em seus braços. Você deve ser capaz de simplesmente olhar para o condutor sem arquear as costas para isso.
Além disso, a mente aberta, como o que o equipamento pode ajudar você melhor. Consulte o seu professor ou um especialista em medicina artes cênicas sobre as opções disponíveis.


Como fazer uma prática correta, de uma forma que evita lesões?

Diana: Primeiro, evitar a idéia de que a repetição é igual a prática. Isto é especialmente importante se você está propenso a dor nos dedos ou no antebraço. Estes pequenos músculos podem obter uma carga mais do que suficiente atualmente – nossa geração vive com computadores e telefones celulares. Adicionar em seis horas de notas de Bach XVI e você tem uma receita para os tendões inflamados, especialmente com o nível de tensão que o estresse traz. Se você estiver respirando livremente, você está permitindo o movimento de ocorrer, bem como o envio de uma mensagem para o seu corpo para ser calmo. Isso soa como conselho muito simples, mas um dos hábitos mais comuns que todos nós temos em momentos de estresse é respirar superficialmente ou para prender a respiração por completo durante um período de tempo.
NÃO SEJA ESCRAVO DA PARTITURA. Ter um foco estreito e olhando para a música por longos períodos cria uma tendência a tensão e a bloquear os olhos, pescoço, puxando-o para a frente e os músculos dos ombros e tronco. Certifique-se de que sua estante está na altura apropriada para que você possa vê-la sem curvar ou estrabismo.
Beba água suficiente para lubrificar corretamente seus tendões. Os músculos dos dedos são conduzidos pelos tendões no antebraço. Faça pausas regulares: andar ao redor da sala, a água potável, respiração profunda, alongamentos e suavemente, a cada vinte a trinta minutos. Seus músculos precisam de tempo de recuperação.


Qual é o melhor tipo de exercício geral de um violinista? Existem exercícios que pode realmente agravar o risco de lesão para um violinista?

Diana: Muitos músicos pensam erradamente que por eles movimentarem as mãos e os dedos, só essas áreas que precisam de reforço. Músicos necessitam de reforço dos grandes músculos do tronco, apoio do abdômen, costas, ombros e quadris, a fim de tomar a tensão fora destes pequenos músculos. Os punhos e dedos ficam sobrecarregados com o instrumento e quase nunca precisa trabalhar reforço adicional com violinistas. Aulas de ioga e pilates são boas escolhas. Melhor ainda, se você não tem certeza por onde começar, ter um trabalho de fisioterapeuta com você para desenvolver um programa de fitness para você em casa ou na academia.
Cuide do seu corpo. Muitos músicos não foram atraídos para o esporte como crianças, e pode achar que é difícil pensar em si próprios como “atletas”. No entanto, nossos corpos foram projetados para todo o movimento e não funcionará melhor sem um treino cardio regular. Isto significa que o exercício que faz você respirar mais forte e é sustentada por um período de tempo. Trinta minutos por dia de caminhada, corrida, ciclismo, natação. Programando em sua agenda diária você desenvolve um hábito e vai perceber que faz diferença se você pular um dia.
Eu recomendo um trabalho sobre uma professora com uma técnica de Alexander para ajudar você a encontrar maneiras de pé, sentar, e tocar violino, livremente e sem tensão adicional. Existem recursos na http://www.alexandertechnique.com, bem como podcasts no meu www.harmoniousbodies.com para saber mais e aprender como você pode trabalhar com um professor em sua área.


Se um músico já está lesionado, que passos devem seguir a fim de obter um diagnóstico correto e tratamento?

Diana: Se a dor ou outros sintomas não desaparecem depois de alterar os seus hábitos de prática e não diminuir depois de alguns dias de descanso , é hora de procurar ajuda médica. É muito mais fácil de tratar um problema que se arrasta há algumas semanas do que a alguns meses ou anos! Não espere até a semana antes de seu grande concerto para correr atrás de seu médico.
A dor é um sinal de que algo precisa de atenção.


Existe alguma coisa que precisa mudar no ensino de violinistas, para ajudá-los a evitar um prejuízo futuro?

Diana: Violinistas deve ser ensinado com um senso de perspectiva sobre a vida longe do violino, um senso de diversão e brincadeiras sobre a música, bem como “as coisas sérias”, saudáveis e de cooperação com outros para ajudar a equilibrar uma pressão excessiva para suceder que precede hábitos praticando.
Os professores devem também ter em mente que cada violinista não é apropriado para o mesmo repertório ou mesmo os dedilhados. Trabalho com o tipo do aluno corpo e personalidade, e não contra ela.


O que quer dizer com “prática demais”?

Diana: Sim. Prática que se sente como registrar as horas, a repetição irracional das passagens mesmo. É doloroso não está ajudando você fisicamente ou artísticamente. Você já tem criatividade – agora use para criar maneiras de ajudá-lo a aprender a sua parte sem simplesmente ficar repetindo a passagem mais e mais da mesma forma antiga.
Aqui estão algumas idéias para você começar: Defina um temporizador de cinco minutos e toque a passagem de diversas maneiras. Você pode neste momento – fazer no estilo de artistas diferentes, com diferentes velocidades, levando toda a atenção para sua respiração uma vez, toda a atenção para os seus pés no chão outra vez, etc. Tente praticar a passagem como suavemente quanto possível, sem um mudo. Isso ajuda a desenvolver a sensibilidade e permite que você realmente ouvir a si mesmo. Tentar tocar alternando a passagem em voz alta com o “executar” em sua mente, assim você planeja melhor seu resultado sonoro. Você também pode perceber as sensações que surgem durante a prática mental que, por exemplo, você tem uma sensação de apertar o violino com o ombro nos trechos mais difíceis durante, ou curvando-se muito quando não é necessário. Quando você notar e corrigir estes erros durante a prática mental, você tem a chance de corrigi-los durante a prática do violino, e você não tem mesmo a irritar seus tendões para fazê-lo!

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2 comentários sobre “Entrevista com Diana Rumrill – Violinista e Fisioterapeuta

  1. Olá. Sou fisioterapeuta e instrutora de Pilates e recomendo vivamente o treino de Pilates para violinistas, uma vez que tenho uma aluna que estava quase para “desistir” da profissão devido a dores persistentes e quase incapacitantes. Melhorou de forma espetacular.

  2. BON JOUR,MENTES ÁVIDAS DA MANHÃ!

    Adoramos ler a entrevista e vou recomendar a mim mesmo e meus alunos que siga as orientações e a possibilidade de fazer Pilates,Ana Maria,grato pela ótima informação.

    Dúvidas sobre violin e aulas
    vitta_last@hotmail.com

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