Golpes de Arco – Detaché

     

darth vaider  É o golpe de arco básico mais importante.
     

Neste golpe de arco, contrariamente ao legato, cada nota é executada em uma arcada pelos movimentos do antebraço. É uma seqüência de notas ligadas, embora a troca de sentido do arco produza uma micro pausa inevitável. Saliento que este golpe produz um som ligado embora o significado deste termo seja “destacado”. A explicação para esta contradição é a seguinte:

     Os arcos antigos (anteriores à 1750) de transição do barroco tem a vara convexa. Em função desta curvatura a tensão da crina é menor que nos arcos atuais. Assim, quando movemos o arco antigo “para cima e para baixo” sobre as cordas, as notas soam destacadas, embora o movimento do antebraço direito seja o mais contínuo possível. Estas notas, além de aparecem destacadas, crescem e decrescem, pois no meio do arco o som é mais forte que nas extremidades. Já o arco moderno é côncavo e oferece uma “resposta” sonora quase imediata. Ou seja: o mesmo movimento contínuo, se realizado no arco antigo provoca o détaché (destacado) e no arco moderno produz um som ligado mas como o movimento muscular é o mesmo, foi mantido o nome détaché.
      O arco moderno surgiu por volta de 1790, foi idealizado por Giovanni Batista Viotti (1753 – 1824) e construído por François Tourte (1747 – 1835).

 

Outras variações:

1- Détaché

5.2- Détaché porte

2- Détaché acentuado

6- Détaché lance

3- Détaché com todo o arco

7- Fouetté

4- Grand-détaché

8- Grand détaché porté

5- Portato

9- Détaché “duro”

5.1- Portato ou louré

 

 

Détaché

      É o produto do movimento do arco para cima e para baixo da forma mais contínua possível. Deve ser estudado em todas as regiões do arco, mas apresenta o melhor resultado quando executado acima da metade do arco (esta região do arco exige menos esforço físico).
      Quanto mais rápida for sua execução, mais perto do espelho o arco deverá ser posicionado.
      A inclinação da vara para o espelho deverá ser considerada.
      Quanto mais rápida for a execução, mais solicitados serão os dedos e o pulso que deverão se apresentar flexíveis.
      Quando usado em longos trechos, o uso da forma russa de segurar o arco reduzirá o esforço físico.
      O détaché não possui notação gráfica especifica.

clip_image001

Vídeos

 

 

Mais vídeos Clique!!!

                                          

 Link 1 
 Link 2
 Link 3
 Link 4 
 Link 5
 Link 6

 

 

Exercícios

 

image

Assista a execução do exercício:

           Vídeo 1         Video 2

 

Considerações Finais

 

Para quem está começando fique atento aos principais requisitos de uma boa arcada:

Primeiro: Cordas soltas é claro!

Postura: Corpo, Violino e Arco na posição correta.

Movimentos: Naturais, Regulares e Contínuos.

Se dedique para produzir som com qualidade e quantidade de som (Ponto de contato, Velocidade, Pressão);

Mudanças de Cordas: Treine bastante e com calma até tornar o movimento automático.

 

Fontes: São várias, mas todas você encontra na seção de links!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s