Música na Casa Branca

13 de novembro de 2009 – Música erudita tem lugar de destaque na Casa Branca

Michelle Obama official portrait headshot.jpg

Recentemente houve um dia de música erudita na Casa Branca. As festividades e apresentações foram promovidas pelo Comitê de Artes e Ciências Humanas da presidência, criado por uma ordem executiva datada de 1982. A primeira dama serve como presidente honorária da organização, e Michelle Obama, exercendo atentamente essa função, decidiu criar uma série de música erudita para a residência presidencial.

Programas de música anteriores tiveram dias inteiros dedicados a apresentações de jazz, música country e música latina. Dia 4 de novembro, foi a vez da música erudita. A celebração foi encerrada com um concerto na East Room. O presidente e Michelle Obama eram os anfitriões, e entre os músicos que se apresentaram estavam quatro aclamados artistas norte-americanos: o violinista Joshua Bell; a violoncelista Alisa Weilerstein; a violonista Sharon Isbin; e o pianista Awadagin Pratt.

O programa consistia de trechos de peças mais extensas, e foi concluído com a porção final do primeiro trio para piano de Mendelsohn. Ainda assim, foi uma apresentação substantiva, que incluía a hercúlea transcrição de Pratt para a Passacaglia e Fuga em Dó menor, de Bach, composta originalmente para órgão, e uma volátil interpretação de Weilerstein para o movimento final da sonata de Kodaly para violoncelo solo.

Bell, que trabalhou com um grupo de jovens violinistas pela manhã, sem querer lhes ensinou que até mesmo o mais talentoso dos músicos pode se ver apanhado em uma enrascada. Ao executar um lírico Cantabile de Paganini em dueto com o violão de Isbin, ele inadvertidamente pulou um trecho da partitura, perto do final da peça, e parou. "Acho que estou na parte errada", comentou. Bell havia pulado dois compassos, explicou. Por isso, ele e Isbin simplesmente encerraram a peça mais cedo.

 

Fonte: Wikipedia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s