Julia Fischer

Ela é jovem, loura, linda e, aos 25 anos, e ganhou, em Cannes, o mais importante prêmio da música clássica, o Midem Classical Award, como a melhor instrumentista de 2008. Sim, o mundo da música erudita tem uma nova estrela: a violinista alemã Julia Fischer, celebrada como a “nova Anne-Sophie Mutter”.
Filha de um matemático alemão e de uma pianista eslovaca, ela começou a estudar piano e violino aos 3 anos. Julia toca muito bem os dois, mas foi com o último instrumento que venceu concurso após concurso. Aos 11 anos, conquistou o primeiro prêmio do concurso internacional Yehudi Menuhim – o violinista, considerado o maior do século XX, na época cuidava pessoalmente da competição.
Nunca quis ser uma estrela, mas a música sempre foi muito importante para mim. Eu diria que sempre vivi a serviço da música, como um monge – afirma a violinista, sorridente.

Seu pai cresceu na antiga República Democrática Alemã (RDA); a mãe aprendeu a tocar piano também em um regime comunista. Quando Julia nasceu, em 1983, os pais já haviam emigrado para o lado ocidental, mas assim mesmo ela diz que se sente como se tivesse “crescido um pouco no comunismo”.

O regime era errado, mas a educação era boa – diz.

Ela atribui o sucesso à sua imensa disciplina – praticar diariamente cinco horas de exercícios foi, na sua opinião, tão importante quanto o talento. E, mesmo pequena, não via os exercícios como algo penoso. Ao contrário, o violino tinha para ela o papel que têm as bonecas para outras crianças. Por isso, seu violino era transportado em um carrinho de boneca.

Eu cuidava do meu violino como de um bebê – lembra.

Hoje ela usa um instrumento do italiano Giovanni Battista Guadagnini, de 1742, considerado tão próximo da perfeição quanto os de Stradivari.

Em vídeo no Youtube, violinista explica sua paixão por Bach:

A violinista fica lisonjeada quando é comparada a Anne-Sophie Mutter, mas procura mostrar uma imagem própria, com menos sex appeal. E diz que, ao interpretar Bach, Beethoven, Mozart ou Schubert, a sua aparência é o que menos deve interessar ao público.

Site Oficial: http://www.juliafischer.com

2 comentários sobre “Julia Fischer

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s