De onde vieram as cordas do violino?

Só para quem tem estomago forte!

Olá rabequeiros de vareta!! Mais uma vez surpreendei-vos!!!

Vocês nunca se questionoram sobre isso? É um post um pouco macacro e cruel…mas compreendam que isso não é tudo sobre as cordas e que eles não matam os bichinhos só pra fazer elas né!😉

Cordas de Tripa

Por séculos, todas as cordas musicais eram feitas de pura tripa de carneiro – ao invés de tripa de gato, como se acredita popularmente. No século XVI as cordas mais graves (que eram mais finas) eram enroladas com fios de prata para aumentar a massa. Hoje cordas de tripa têm um núcleo de tripa e não são feitas totalmente de tripa.
De acordo com a String Maker Damian Dlugolecki, “Desde que o fio de prata ou cobre é muito mais pesado que a tripa, aplicando uma, duas ou três voltas deste fio revestindo a tripa, você cria uma corda com a mesma tensão e o mesmo timbre de cordas de pura tripa de diâmetro consideravelmente maior”.
Cordas de tripa são conhecidas por serem quentes e ricas em sons com overtones complexos. Cordas de tripa tendem a demorar mais a responder quando tangidas se comparadas às cordas sintéticas, e uma vez tangidas geralmente são estáveis, mas podem reagir a mudanças das condições climáticas e geralmente solicita mais afinação que cordas de núcleo sintético.
Diferentes tensões de corda para cordas de tripa podem mudar a qualidade e a força do tom drasticamente. Geralmente uma tensão corda natural de tensão menor terá menor aplicação de força e som menos brilhante, ao contrário de uma corda mais fina que será mais potente, estridente e com uma tensão maior de corda.
Músicos executando Barroco ou musicas mais antigas geralmente preferem para esse tipo de som de cordas de tripa.

Veja também:

Um comentário sobre “De onde vieram as cordas do violino?

  1. Nossaaaa.. incrível a matéria.. olha.. nunca pensei em como havía surgido as cordas, mesmo olhando pras cordas do meu violino por muitos e muitos anos (me senti bem velha agora!).. Adimiro sua criatividade, empenho, inteligência.. vc é loucoo Israel😀 e a maior loucura é fazer despertar curiosodade! Transformar o despercebido em interessante.. e confesso que fiquei com peso na conciência, tipo: “como eu pude nunca pensar niss?”😛 Loucura! Teu Blog tá demais!!! Parabéns amigo, muito sucesso!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s