Bernardo Bessler

A grande novidade da semana é que pude mais uma vez encontrar o mestre Bernardo e dar continuidade ao meu tratamento violinístico numa consulta que durou cerca de 40 minutos, mas com conteúdo suficiente para horas e como sempre focando os fundamentos básicos, dividindo experiências e dando conselhos.

Além disso pude levar meu primeiro discípulo de Campo Grande, o Kaliton que teve uma oportunidade incrível de estar perto de um dos mais prestigiados violinistas do país e de escutá-lo tocar alguns pequenos trechos de caprichos de Paganini entre outras peças para violino. Na idade dele eu jamais imaginaria ver um professor me dar exemplos de técnica tocando Paganini. Era algo de outro mundo para mim.

Bernardo Bessler

Clique para Ampliar

Agora, para os que ainda não conhecem Bernardo Bessler vou deixar aqui um pouco da sua história que também pode ser encontrada na sua página oficial http://bernardobessler.com/ .

Professor e diretor do Centro Musical Bernardo Bessler, com sede em Niterói, o artista desenvolve intensa atividade didática, além de suas atividades como regente, solista e camerista.

É Coordenador Pedagógico da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira nos projetos patrocinados pela Prefeitura do Rio na Fundação José Bonifácio e na ONG Meninos de Luz (Pavão/Pavãozinho) e no projeto “Vale Música” nas cidades de Corumbá, Belém e Vitória.

Começou a ensinar na Escola de Música Pró-Arte, aos 19 anos e, desde então, ministra cursos e masterclasses de violino e música de câmera em cidades como São Paulo, Ribeirão Preto, Curitiba, Londrina, Campos do Jordão, Brasília, Campo Grande e Belo Horizonte. No exterior, tem formado toda uma geração de jovens músicos que atuam nos Estados Unidos e na Europa.

Consagrado pelo público e pela crítica Bernardo Bessler ocupa um lugar privilegiado entre os importantes músicos do país. Suas gravações receberam por cinco anos consecutivos o prêmio Sharp de melhor disco clássico, destaque do New York Times como dos melhores do ano e prêmio da crítica da revista francesa Répertoire, entre outros.

Nascido em 1954 no Rio de Janeiro, começou seus estudos de violino aos cinco anos. Foi discípulo de Paulina D’Ambrósio, Yair Kless e André Gertler em cursos na Bélgica e Israel. Apresentou-se na Bélgica, Espanha, Holanda, França, Alemanha, Finlândia, Itália, Dinamarca, Bolívia, Israel, Canadá, Colômbia, Estados Unidos e Japão.

Músico eclético, participou de inúmeras gravações ao lado dos maiores artistas da música brasileira, destacando-se as atuações em quarteto ao lado de Caetano Veloso, Egberto Gistmonti, Gilberto Gil, Gal Costa, e como solista em shows e DVDs com Jane Duboc, Maria Bethânia, Cássia Eller, Marisa Monte, entre dezenas de outros.

Um comentário sobre “Bernardo Bessler

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s