Ja faz mais de um ano, mas…

para quem não ficou sabendo.


(16-Fev-2008)

Um dos mais conceituados jovens violinistas da actualidade, David Garrett, sofreu um acidente que é o pesadelo de qualquer músico deste nível: no final de um concerto caiu em cima de um Stradivarius de valor incalculável. O instrumento, um Stradivarius de 290 anos, tão raro que é quase impossível estimar o seu valor, vai levar oito meses a ser reparado, segundo noticiou o jornal britânico “The Independent” na sua edição online. Garrett, de 26 anos, terá agora que pagar 60.000 libras britânicas (mais de 80 mil euros) pelo arranjo e provavelmente o precioso violino nunca mais soará da mesma forma.

O acidente aconteceu esta semana em Londres e quase fez com que o jovem ficasse impossibilitado de participar num importante concerto no Barbican Center, mas foi auxiliado pela empresa J&A Beare, que conseguiu outro Stradivarius de 1718 em tempo recorde, enviado de Milão e acompanhado por três seguranças. De origem alemã, David Garrett tinha apenas 14 anos quando foi contratado pela conceituada produtora discográfica Deutsche Grammophon para fazer gravações. Aos quatro anos recebeu o seu primeiro violino e com apenas oito já tocava a solo com as melhores orquestras mundiais.

“Eu estava pronto para sair do concerto quando escorreguei”, disse, sobre o tropeção que o fez voar sobre alguns degraus e estatelar-se em cima do violino, quebrando-o em pedaços. “Nem consegui falar ou mexer-me. Não sabia sequer se eu estava ferido, mas também não me importei. Tinha aquele violino há oito anos e foi como perder um amigo”, disse, sobre o instrumento, um dos 600 Stradivarius que sobreviveram até aos nossos dias.

Em Maio de 2006, um Hammer Stradivarius criado em 1707, vendido pela leiloeira Christie´s em Nova Iorque atingiu 2,4 milhões de euros – um recorde num leilão – e, no ano passado, a Real Academia de Música de Londres pagou 4,68 milhões de euros por um violino Viotti.

Um comentário sobre “Ja faz mais de um ano, mas…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s