Entrevista com Joshua Bell

Por Laurie Niles (Indiana University – USA)
August 29, 2008

Tradução – Israel H. Dutra

Há uma semana Quarta-feira, Eu entrevistei Joshua Bell. Devo dizer, eu queria fazer esta entrevista durante um tempo. Na ocasião, eu enviei um e-mail, talvez cerca de três vezes. Em última análise, foi que a Sony me ligou, eles queriam publicidade para Joshua’s em seu novo album, Vivaldi: As Quatro Estações, e assim eles trabalharam com Joshua’s para a entrevista. Eles também me deram bilhetes para ver Joshua tocar no Hollywood Bowl!

Mas a pessoa Josh? Eu entrevistei-o, mas o assunto ficou mais na parte pública da pessoa. Talvez eu vi alguns detalhes pessoais aqui e ali, mas ele parecia resguardado. E quem pode culpá-lo? Ele, ano passado teve um menino, Josef, com uma ex-namorada, o que causou um certo alvoroço. Seu publicitário me disse que queria manter o assunto fora dos limites.

A entrevista foi realizada em sua casa. Ele usava camisa branca e calça escura, o seu perfil de cabelo bagunçado.

Ele falou com paciência. Ele adora escrever cadenzas, se sentiu muito criativo nesse domínio, disse ele. Realizar, também. Ele adora computadores e ciência e gadgets, mas ele se irrita com os debates no Violinist.com onde as pessoas dizem que violinista X “é uma m****.”

Tive que concordar com ele lá hehehe.

Laurie Niles: O que fez você decidir gravar The Four Seasons? É uma peça de música muito popular, e definitivamente gravada varias outras vezes antes. Onde você estava querendo chegar? O que há de novo para dizer?

Joshua Bell: Bem, você poderia dizer a mesma coisa a cerca de qualquer peça de música clássica. Estamos sempre fazendo releituras das histórias, mas feitas de um modo muito pessoal. Você realmente não vai encontrar duas interpretações iguais do Vivaldi, especialmente hoje. Primeiro, você tem tantas formas diferentes de abordar a música barroca, a partir do proprio instrumento, para as pessoas que mergulham nela plenamente – a abordagem Romântica. Além disso, o Vivaldi tem muito espaço para improvisação e ornamentação. Então eu acho que há sempre tem espaço para uma outra versão de The Four Seasons.

E para mim, eu tenho tocado desde que eu era muito jovem, e eu provavelmente é realizei centenas de vezes. Basicamente, é a minha versão, neste momento da minha vida. Um ano a partir de agora, eu provavelmente poderia reproduzi-lo de forma diferente. Mas isso é tudo que você pode realmente dizer sobre uma gravação, que é um fragmento instantâneo do seu tempo.

Eu faço a mesma coisa que ouvir as velhas gravacoes de HEIFETZ. Acho que, “Este é o caminho HEIFETZ de trilhar a historia.” Tenho que lembrar que este é apenas um retrato da forma como ele o fez naquele dia.

Então, é um pouco assustador, quando você vai pensar no estúdio, “Este é o caminho que vai ser estabelecido para o seu legado, por seus netos, como a forma como você fez isso.” Sou cuidadoso, antes de eu gravar algo quero estar preparado o suficiente para fazê-lo. Me senti pronto para The Four Seasons .

Laurie: Onde é que você coloque sua abordagem a esta música?

Joshua Bell: Eu tinha um monte de diferentes influências. A minha principal influência foi Josef Gingold, e você poderia dizer, ele vem da velha escola. Mas, dentro da velha escola, havia diferentes abordagens tambem. Gingold nasceu na Rússia, mas ainda ele estudou com Ysaye. Realmente, pela sua maneira de tocar emprestou-se mais para a escola franco-belga, em vez do tradicional escola Russa. Mas no seu tempo, foi o denominador comum entre as escolas que existiam. De certa forma, eu adoro isso. Adoro o fato de que o violinista não era auto-consciente sobre seu estilo. Foi muito honesto. Claro, não era o caminho que Vivaldi teria escutado no seu tempo. Mas há uma honestidade na maneira de tocar que é realmente maravilhoso.

A nova abordagem da música tem feito coisas maravilhosas também. É levantada a nossa consciência quanto ao que poderia ter soado como na altura, e também fez grandes coisas com o tempo, que, ao longo dos anos tinham chegado mais pesados e mais lentos na abordagem da música barroca.

Stephen Isserlis, um violoncelista que eu penso que é uma das minhas maiores influências. Ele tem uma abordagem muito diferente para tocar violoncelo, que é difícil de categorizar, simplesmente porque não é auto-consciente sobre o barroco. Mas ele está mais inclinado para esse campo do que um grande lote de cellistas atuais. Então, eu tive um monte de influências. Eu sou uma miscelânea de todas essas coisas.

A minha preocupação com a música barroca é com o fato de não soar demasiado auto-consciente. Muitas vezes eu acho que a abordagem Barroca irá soar tão estilizado, que o próprio tipo de expressão se perde. Além disso, As Quatro Estações tem um monte de humor e diversão, eh como uma forma camponesa maneira de tocar. Não é tudo refinado. Não deve ser boa soando tudo perfeitamente refinado e sutil.

Felizmente, alguns dos elementos apareceram na gravação. Acho que o musico fez um cravo muito divertido e uma irreverente improvisação. Improvisações que ajudaram a caracterizar um lote de movimentos. Eu fiquei feliz com a colaboração.

Laurie: Então por isso você estava fora do riffing do cravo um pouco?

Joshua Bell: Sim. Certo. Definitivamente o que acontece muito em concerto. Cada noite foi algo diferente, que iria estimular-me a um tipo diferente de ornamentação.

Laurie: Então você não abandona totalmente o manual e vai. Voce planeja cada ornamento?

Joshua Bell: Não. É evidente que, após a realização de espectáculos, variando de noite para noite, eu sinto que há certas coisas que funcionaram melhor do que outras, e eu tento lembrar delas. Mas gostaria de experimentar ali, mesmo no estúdio de gravação. Quando eu estava editando o registro, eu tinho que escolher entre os quais eu pensava soar melhor. Então eu não estava completamente fixado em exatamente o que eu ia fazer.

Laurie: Quem são alguns de seus favoritos violinistas? Existe uma gravação que gosta de escutar para lembrá-lo do motivo pelo qual você ama música?

Josh: Quando se trata de o violino, [Jascha] HEIFETZ é sempre uma grande inspiração. Algumas pessoas dizem que ele é frio,eu não concordo.

Eu nunca o vi ao vivo. Ele parou de excursionar no início dos anos setenta, penso eu, eu tinha cinco anos.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Mais sobre Joshua – Wikipedia

Joshua David Bell (Bloomington9 de Dezembro de 1967) é um virtuoso violinista dos Estados Unidos.

Bell começou as suas lições de violino com quatro anos de idade, tendo sido um estudante brilhante. Viveu uma vida normal, jogou videogames e praticou ténis e boliche, tendo participado num torneio nacional de tenis com dez anos.
estudou inicialmente com “Mimi Zweig”, e depois mudou para o violinista e pedagogo Josef Gingold.
Com a idade de catorze anos, Bell apareceu como solista da Orquestra de Filadélfia dirigida por Riccardo Muti. Estudou violino na Indiana University Jacobs School of Music, e tem diploma de Bloomington High North School em 1984, Em 1989, Bell recebeu um Artist Diploma in Violin Performance pela Universidade de Indiana.

  • Numa iniciativa do jornal Washington Post, o violinista Joshua Bell, com o seu Stradivarius de 1713 avaliado em 3,5 milhões de dólares, tocou durante 45 minutos na estação de combóios no centro de Washington sendo práticamente ignorado por cerca de 2000 pessoas
  • É considerado um dos melhores violinistas do mundo.
  • Participou em várias campanhas publicitárias a tocar violino.
  • Teve o sonho de ser violinista desde a sua infância.
  • Reside no Gramercy Park, Manhattan.
  • Tem interesse em desportos como golfe e tênis.
  • Pai: Alan Paul Bell (psicólogo e terapeuta, Ph.D., Professor Emérito da Universidade Indiana, em Bloomington, um investigador em Kinsey.. n. 1932, f. 2002)
  • Mãe: Shirley Levine Bell
  • Irmã: Terry Milazzo
  • Irmã: Toby Gill
  • Irmã: Rachel Bell
  • Namorada: Lisa Matricardi (música, entre 1992-99, um filho)
  • Filho: Josef Matricardi Bell (b. 31-Jul-2007 with Matricardi)
  • Amiga, atriz e estrela da Broadway Kristin Chenoweth.
  • Joshua Bell é citado como o idolo de um dos personagens (Boris Pelkovisk) da coleção de livros o “Diário da princesa” de Meg Cabot

Deixe uma resposta

