Ignaz Josef Pleyel

(Ruppersthal na Baixa Áustria, 18 de junho de 1757 – Paris, 14 de novembro de 1831) foi um compositor francês de descendência austríaca da Era clássica.

“Foi provavelmente o maior compositor popular na Europa, além de ser uma importante editor musical e construtor de pianos.”
Pouco se sabe sobre a natureza de Pleyel de estudos com Haydn, que teve início por volta de 1772, mas evidentemente o seu progresso foi o suficiente para agradar o seu patrono Count Ladislaus Erdödy para expressar sua gratidão a Haydn, oferecendo-lhe um carro e dois cavalos.
Com a sua actividade profissional circunstâncias incertas no rescaldo da Revolução Francesa Pleyel aceitou um convite para a realização do Professional Shows em Londres e ficou lá a partir de Dezembro de 1791 até Maio de 1792.
No início de 1795 Pleyel em Paris, abriu uma loja música e fundou uma editora que, ao longo dos 39 anos, foi existência, emitiu mais de 4000 obras, incluindo composições de Boccherini, Beethoven, Clementi, Haydn e outros.

Biografia Completa

Links Relacionados:

Download de Partitura

Pleyel Duet Op.8 No.5 for 2 Violins

In the years immediately following Haydn’s retirement his former pupil Ignaz Joseph Pleyel (1757-1831) was probably the most popular composer in Europe in addition to being an important music publisher and piano maker.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s