//
Artigos

Como escolher um arco?

COMO ESCOLHER O ARCO

Aceita-se geralmente que um musico de instrumento de corda compra primeiro um instrumento antes de começar a procurar um arco. A pergunta de muita gente é: o que é mais importante, o instrumento ou o arco. Eu digo o seguinte: você vai a um recital de violino ou você vai a um recital de arco? É o músico um violinista ou um “arquista”? Eu acredito que isso responde à pergunta. Entretanto, depois que o instrumento ideal é encontrado, o arco deve ser a próxima procura.

Ao procurar um arco, deve-se ter em mente que apenas porque um arco é caro não lhe faz automaticamente um arco melhor.
em termos de materiais o pau brasil é a melhor madeira para o arco. Outras madeiras são usadas para arcos mais simples e para arcos de estudante. Nos últimos 10 anos a fibra de carbono tem se mostrado uma opção interessante para a confecção de arcos e muita gente diz que a fibra de carbono é tão boa quanto o pau-brasil. Sendo que os arcos de fibra de vidro são usados para estudantes.

A crina do arco é tradicionalmente branca ou preta sendo que a crina preta é mais usada para arcos de contrabaixo. Muitos substitutos foram experimentados, mas a crina do cavalo é considerada ainda o melhor material. Quando estiver avaliando um arco certifique-se que a crina é nova ou pouco usada. Com o tempo a crina estica e perde sua habilidade de reter resina. Um bom arco com crina velha é como um bom violino com cordas velhas.

Redondo ou octagonal
A forma do arco é assunto de muita discussão.Algumas pessoas acreditam que um bom arco deve ser redondo, outras preferem o formato octogonal. Porém, o equilíbrio do arco e a qualidade da madeira que está sendo usada serão o fator decisivo na qualidade do arco.

Equilibrio
O equilíbrio correto de um arco é muito importante. O arco não deve ser demasiado pesado no talão e nem ser demasiado leve na ponta. Se for demasiado leve na ponta será difícil começar um som forte na parte superior do arco, se for demasiado pesado no talão será difícil controlar golpes de arco como o spicatto e mudança de corda.

Dimensões ideais para o arco, que variam entre 74 e 75 cm de comprimento, com ponto de equilíbrio fiel a 19 cm do talão, pesando entre 59 a 62 gramas, evitando assim, dores no punho e no braço, conhecida hoje como tendinite.

Força e flexibilidade
A força da vareta e a flexibilidade são basicamente opostos, contudo são extremamente necessários para que um arco seja capaz de produzir um bom som. A força da vareta é absolutamente essencial para fazer um som forte e poderoso. O arco deve ter rapidez de resposta e clareza na articulação.

Para avaliar a força, eu verifico primeiro a dificuldade para girar o parafuso ao apertar a crina. Se o talão estiver bem ajustado na vareta e o parafuso girar com extrema facilidade o arco é demasiado fraco. Coloque o arco em cima de uma corda do seu instrumento e force para baixo, verifique quanta resistência ele oferece antes de encostar a crina na vareta.

Curvatura e alinhamento
A curvatura é extremamente importante porque determina algumas características muito importantes. Se o arco tiver uma curvatura excessiva poderá se tornar muito duro e desajeitado e se não for curvado o bastante se tornará fraco e sem clareza nas articulações. O arco pode perder sua curvatura com o tempo se não for devidamente afrouxado na hora de guardar. A curvatura pode ser refeita e para isso é necessário um luthier que tenha experiência, pois esse é um procedimento muito delicado. Os arcos franceses costumam ter bastante curvatura na parte superior começando bem perto da ponta, isso dá mais firmeza e som mais brilhante. Os arcos alemães por sua vez têm curva mais suave e homogênea, portanto, produzem som mais escuro e a vareta fica um pouco mais flexivel.

País de origem
Os franceses são conhecidos pelos seus arcos assim como os italianos são para violinos. O francês inventou o arco como nós o conhecemos hoje e a maioria dos golpes de arcos usa palavras francesas. A França, durante muitos anos, produziu muitos archetiers de alto nível, mesmo para os arcos feitos por fabricantes franceses modernos o preço tenderá a ser mais elevado do que de outros países tais como alemães, suíços, e estados unidos.

Ornamentação
fabricantes de arcos individualizam seus produtos de diversas maneiras. Alguns arcos são altamente decorativos, alguns adornados muito simplesmente. O músico não deve supor que mais decoração significa automaticamente mais qualidade.

Porém freqüentemente os melhores arcos são montados em prata ou em ouro e a montagem em níquel fica para os arcos mais simples.

About these ads

Sobre Violino Vermelho

Violino Vermelho é um portal de notícias e serviços sobre música. Saiba mais! Acesse: www.violinovermelho.com.br

Discussão

15 comentários sobre “Como escolher um arco?

  1. Parabéns pelo blog está ótimo.bjusss

    Publicado por Alice Caroline | 29/06/2009, 21:56
  2. Gostei, mas hoje o Brasil é o maior exportador de arcos de violinos do mundo.

    e os melhores arcos hoje estão sendo fabricado aqui.

    graças a o grande saudoso HORST JOHN alemão radicado Brasileiro que fundou a primeira fabrica de arcos no Brasil no Distrito de Guaraná-Aracruz-ES.

    Publicado por Raymundo Almeida | 28/02/2010, 18:50
  3. Nota 10 teu site, parabéns, ótimas noticias, dicas, continue assim. abraços

    Publicado por Maxwell Pereira | 19/05/2010, 20:45
  4. Boa tarde!

    A respeito de breu, os famosos Viennas Best e Andrea, realmente são muito superiores ao Pirastro, Dominant, JADE…?

    Publicado por Everton | 24/05/2010, 16:41
    • Everton, não vou poder te ajudar, eu nunca comparei e nem mesmo discuti isso com alguém. Vou investigar e fuçar mais pra saber porque isso é importante pra mim, pra você e pro restante dos violinistas.

      Obrigado, e volte sempre! ;-)

      Publicado por israeldutra | 26/06/2010, 12:53
  5. Primeiramente parabéns pelo conteúdo. Finalmente uma matéria que explica e não complica.
    Gostaria de saber qual o melhor arqueiro aqui no brasil?

    Publicado por Rafael Streithorst | 25/08/2010, 14:29
    • Eita perguntinha difícil viu. Não conheço todos os archetiers do Brasil.
      Melhor deixar o povo responder.

      Obrigado pela sua participação e pelos elogios. Não deixe de visitar nosso novo endereço. Agora muito mais organizado e com novos recursos.

      Publicado por israeldutra | 26/08/2010, 01:23
  6. olá eu comprei um violino nhureson a poco tempo e estou achando que o som já “abriu” bastante
    mas queria uma opinião sua
    podemos coonversar mais se queiser todos ai me add no msn é francismar_senju@hotmail.com
    assim trocaremos experiencias
    desde já agradeço
    Fracismar

    Publicado por Frrancismar | 26/08/2010, 16:31
  7. Prezado; toco violino a pouco tempo e faço parte da orquestra da minha igreja e gostaria de contribuir junto ao comentário a respeito do arco de violino adquado; hoje dia 08.11.2011 entrei em contato com o luthier Newton Rolla (Rio de Janeiro) e fiz a pergunta de qual seria o melhor arco de violino, pois o meu é muito pesado e o qual seria melhor, com crina preta ou branca e ele me respondeu o seguinte; que um bom arco deve estar relacionado ao seu gosto em termo de peso, algumas pessoas se sente melhor tocando com um arco mais leve e outras com um arco mais pesado; “no meu caso eu prefiro um arco mais leve” e que era importante que o arco tenha um centro de equilibrio dentro do padrao e quanto a crina animal era muito dificil de falar a respeito, pois da mema forma que voce tem uma safra boa de um determinado fruto, voce também pode ter uma safra ruim, pois depende da natureza, depende de cuidados do homem; acontece o mesmo em relação a crina animal, se o animal teve doenças vai interferir na qualidade da crina, se a decendencia do animal não for boa, também vai produzir crina de qualidade inferior; em fim o que eu deduzi disso tudo é que o melhor arco é aquele que se adqua melhor ao modo que voce toca, evidentemente com uma boa crina animal na qual é classificada como crina de qualidade AAA ou 3A .—
    edson.lobato@ig.com.br

    Publicado por Edson | 09/11/2011, 16:22
  8. Parabéns pelo blog está ótimo.

    Publicado por tiago | 14/12/2011, 12:00
  9. TENHO UM VIOLINO DOMINGOS GAPELA ANO 1944, VENDO TE
    LEM. N, 914787504

    Publicado por maria cascais | 06/04/2013, 11:55

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Visitas

  • 272,023 Acessos
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 49 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: